sábado, 12 de março de 2011

Fazenda da Laje: Para Quem?

Moradia adequada é muito mais do que um teto e quatro paredes. Esta proposta de construção de milhares de unidades habitacionais na Fazenda da Laje representa uma concepção atrasada e excludente de cidade. Fazenda da Laje, lugar dos mortos esquecidos e sem vez no cemitério São João Batista, abandonados em uma trilha que dizem para o céu, para alento dos familiares.

Lugar de cães rejeitados pelos seres humanos, cuidados da maneira possível no canil mantido com sacrifício e carinho pela Combina. Região onde funcionava também a Escola Comunitária Vale de Luz, espaço onde crianças esquecidas pela nossa sociedade têm a oportunidade de desenvolver o pensar, o sentir e o querer. Funcionava, pois a Vale de Luz, após as chuvas de 2007, em função da dificuldade de acesso, transporte, além da situação de risco, mudou-se para o centro do distrito de Conselheiro Paulino.

Fazenda da Laje, periferia, distante do Centro e das oportunidades, distante do emprego, do acesso ao lazer e à cultura. Distante de tudo, principalmente distante da possibilidade de reconstruir uma vida de maneira digna. Fazenda da Laje, vizinha do Loteamento Floresta, bairro com os piores indicadores sociais do município, que muito mais do que ter um Floresta II ao seu lado, necessita de investimentos em equipamentos urbanos de educação, saúde, cultura e lazer.

A exclusão sócio-territorial não é novidade em nosso país. Na década de 60, a política das elites conservadoras de grandes cidades como Rio e São Paulo, retirava comunidades populares das áreas consideradas nobres e removiam-nas para regiões distantes e sem infraestrutura. Foi assim, por exemplo, que surgiu a Cidade de Deus, no Rio, mundialmente conhecida pelo filme de mesmo nome. É essa a proposta para Nova Friburgo? É assim que a cidade vai ser reconstruída? Com mais exclusão, tornando-se uma cidade cada vez mais partida? No Centro e nos bairros nobres a Suíça “limpinha”, na periferia o Haiti.

O Capítulo IV do Plano Diretor Participativo tem como título “ Da Moradia Digna e da Inclusão Territorial”, cujas ações prioritárias são a produção de moradias de interesse social nas áreas urbanas com melhores condições de acesso ao trabalho e ao lazer e providas de infra-estrutura e de acesso aos equipamentos urbanos sociais. Este projeto habitacional da Fazenda da Laje é absolutamente contrário ao disposto na legislação municipal, produzida através de ampla participação e debate na sociedade, como foi o caso do Plano Diretor.

A Fazenda da Laje está situada a mais de 10 quilômetros do Centro da cidade, existem muitas áreas disponíveis para construções de habitações de interesse social muito mais próximas da cidade e já dotadas de infraestrutura, como nos casos da Chácara do Paraíso, Nova Suíça, São Geraldo e Cônego, apenas para citar alguns exemplos.

É necessário que a sociedade civil se organize e não permita que a reconstrução de Nova Friburgo seja baseada nos velhos modelos excludentes. Não reproduza, principalmente, a desigualdade sócio-territorial já expressa em seu território justamente pela ausência de políticas públicas e de planejamento urbano comprometidas com os reais interesses da maioria da população, que, no fim, é quem mais sofre com os eventos climáticos extremos, como o que vivemos recentemente.
Sylvio Montenegro

Um comentário:

  1. é, tem tanto a fazer nessa cidade que só os lokos ficam aqui, tô nessa!!!

    ResponderExcluir