terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mulheres lado a lado com os homens nas manifestações do Egito

 Destapadas ou cobertas, um grande número de mulheres tem participado nas manifestações contra o regime egípcio.
Um ato de coragem duplo num país, onde as mulheres ainda podem ser consideradas seres inferiores e não ter igual acesso à educação e ao trabalho.
Um ato de coragem duplo num país onde o assédio sexual é considerado um cancro social.
“Eu acho que o Egito se tornou um país. Desde a Irmandade Muçulmana aos comunistas, todos têm o direito de partilhar o poder neste país. Demita-se! Toda a gente neste país lhe pede para se demitir. Acabou! É suficiente! Basta!”, apela uma mulher cristã.
“Todos nós somos um só, nunca nos vamos separar”, diz uma muçulmana, que abraça uma cristã.
“Eu acho que é fantástico! Acho que eles devem continuar e devem manter o espírito. Se ele é teimoso, nós também somos, mais do que ele”, garante uma jovem. A amiga que está ao seu lado conta o que ouviram antes de ir para a Praça Tahrir: “Disseram-nos que ia haver assédio sexual aqui e não vimos nada disso. Estes sim são verdadeiros homens!”
“Temos orgulho neles”, garante a jovem, enquanto a sua amiga acrescenta: “Temos orgulho de sermos egípcias. Pela primeira vez, temos orgulho de sermos egípcias”.
“Os protestos na praça Tahrir estão a mudar muitas coisas no Egito e não apenas o destino de Mubarak. Estas mulheres estão a manifestar-se lado a lado com os homens. A sua revolução é dupla: derrubar com o regime e romper com alguns preconceitos”, afirma o enviado especial da Euronews ao Cairo, Luis Carballo.
Via: Euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário