segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tempo de recomeçar

O Indecente ficou sem voz por um tempo...
Tempo de encerrar o ano de 2010 e aguardar 2011.
Era como se fossemos crianças iniciando o ano letivo e aguardássemos para começar a escrever no caderno novinho, sem nenhuma "orelha"... Depois das férias a gente volta!!!!!
Mas aí veio a grande catástrofe na região serrana. Entre a noite de 11 de janeiro de 2011 e madrugada do dia 12 aconteceu o dilúvio.
A gente aqui no Rio e os amigos e familiares em Friburgo.
A gente vendo tudo pela TVsem saber notícias das pessoas durante 3 dias.
A gente aqui com coração apertado sabendo que tinha sido uma tragédia enorme, pois já havíamos vivido algumas enchentes por lá, mas as imagens, desta vez, mostravam que tinha sido muito pior.
A gente ficou sem voz porque era tempo de agir.
E assim Sylvio foi para Friburgo no dia 17 com uma equipe de engenheiros da UERJ, e eu no dia 21 com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado...
Ele levava na bagagem os mapas do Plano Diretor de Nova Friburgo (PDNF), cds com as iamgens de satélite, GPS e uma enorme vontade de poder ser útil aos gestores do município, já que foi o responsável  pela elaboração do PDNF em 2007..
Eu levava a minha disposição em contribuir com as familias desabrigadas na realização do cadastro para o Aluguel Social.
Vimos um ambiente de guerra... destruição por toda a parte. Caramba...
Mas, vimos coisas bacanas acontecendo como a atuação efetiva das Forças Armadas, do Ministério Público, Defensoria, IML, Comlurb, Cruz Vermelha, Bombeiros, Polícia Militar,e a força do voluntariado no resgate das pessoas, na atuação dentro dos abrigos e pontos de entrega das doações.
Infelizmente,  vimos também quanto a mediocridade humana pode ficar tão evidente mesmo num acontecimento desse porte.
Gente levando suas "cestas básicas", em cima do salto alto, com vestido de grife...
Gente usando as doações como campanha política para 2012...
O ego e a vaidade se batendo todo o tempo para mostrar quem manda mais e ficar em evidência para as próximas eleições.
Isso é indecente!
Agora que o fato se deu, mortos e desaparecidos foram contabilizados, a mídia já fez o seu papel, as instituições que fizeram parte da força tarefa vão embora, e ficam apenas os gestores públicos e a população com sua dor... como fica?
Como ficam as famílias que perderam tudo?
Quais terrenos destinados para a construção das casas para uma população que tem esperança de recomeçar a vida com dignidade e em local seguro?
Qual será o planejamento de cidade do futuro?
Se pensará em uma nova forma de desenvovimento urbano de forma sustentável?
Haverá uma política de geração de emprego e renda?
As políticas intersetoriais serão discutidas em favor da população, deixando de lado as vaidades e a ganância do poder?

Pelo que vimos presencialmente em Nova Friburgo esperamos que a sensatez e bom senso prevaleçam em favor das cidades e o povo de toda a Região Serrana do Rio de Janeiro, para que a reconstrução seja de fato um novo modelo de planejamento urbano, visando a justiça social, o desenvolvimento econômico e o respeito a natureza.

Viva 2011 e seus diferentes recomeços!!!

Assim, O Idencente recomeça  2011 (ano regido por Mercúrio, Oxum e o Coelho no horóscopo Chinês) e  poder, de forma modesta, contribuir, junto a outras vozes, para a reconstrução de um tempo melhor para quem está por aqui, por ali e acolá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário