quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Homens x Mulheres ou Homens + Mulheres... qualquer coisa assim!




Eu gosto de gente!!!
Pra começar, gente tem em todo o lugar. Não vivo em uma ilha e nem medito no Tibet. Morar na cidade grande me faz conviver com gente de todo o tipo e às vezes me pego a observar como é bacana a diferença, principalmente entre homens e mulheres. E hoje, recebi por email a charge sobre a pesquisa onde mulheres falam vinte mil palavras por dia e os homens sete mil.
Aí, me dei conta de como é verdade o tanto que nós mulheres falamos. Percebo isso, por exemplo, no vagão do metrô exclusivo para mulheres nos horários de pico. Parece que todas se conhecem e o papo rola solto durante a viagem, mesmo que não se tenha ar para respirar de tão cheio.  Se estivermos no supermercado, ali paradas, observando rótulos e prazos de validade, quase sempre há uma mulher que nos pergunta sobre uma determinada marca do produto, se é boa ou não, se é conhecida, e se o preço está caro ou barato. Pode-se também se estabelecer um diálogo sobre uma boa receita pra fazer com o tal produto, e se as duas estão com tempo, trocam-se outras receitas, com a possibilidade de expandirem o assunto para receitas de sobremesa. Se for fila de banco e tem duas mulheres juntas, é impossível não haver algum comentário sobre o tempo perdido na fila, porque tem que voltar para o trabalho, ou tem que ir ao médico, dentista, buscar filho na escola...
E banheiro feminino de bar? Durante o retoque no batom, a ajeitadinha básica no cabelo e na roupa, falamos de diversos temas, que pode ser o teor alcoólico que alguém se encontra, ou os “gatos” maravilhosos disponíveis, ou a programação para os próximos dias e que vale a pena conferir.
E reunião com mulheres? Se forem mais de 5 vira balbúrdia! O mais interessante é que todas falam ao mesmo tempo e todas respondem a todas sem perder o fio da meada. É um “barato”! Se uma dá gargalhada sobre um determinado assunto, a outra conclui o assunto que estava com outra amiga e retoma com a outra para saber o porquê esta riu tanto, e começa tudo de novo e mais outra quer saber e assim, o papo vai crescendo... crescendo... E de repente, do nada, se muda para outros assuntos, em forma de conversas paralelas, enfim... É muito interessante a dinâmica feminina para conversar em grupo.
Os homens falam bastante também, mas existe, na grande maioria das vezes, uma certa lógica no diálogo masculino. Um fala, os outros ouvem, ou respondem, ou comentam, mas cada um na sua vez. Nunca vi homens no mercado trocando receitas, ou comentando sobre qualidade dos produtos. Nas filas de banco eles são muito espertos para controlarem a fila, mas somente conversam com outras pessoas se forem conhecidas. Não conheço a dinâmica do banheiro masculino, mas como tudo deles é bem rápido, acredito que não existam conversas interessantes.
Ah! Lembrei de um tema que causa frisson nos homens... Futebol! Este sim pode subverter a ordem acima descrita.
Eles ficam bastante animados quando o assunto futebol vem à tona, e falam ao mesmo tempo, se recordam de lances históricos de jogadores ancestrais dos seus times, reclamam com toda a euforia se o juiz roubou ou se outro jogador cometeu aquela falta que machucou o atacante aclamado pela torcida  (vale ressaltar que toda a conversa vem sempre recheada de muitas palavras de baixo calão). São tantas as nuances dessa conversa, que passa pelos relatos de todos os momentos ocorridos durante a partida, como também os comentários que escutaram na TV após o jogo (porque não satisfeitos em verem a partida toda pela televisão, ou no estádio, ainda ficam ligados em todos os programas de esporte do dia e também nas 24 horas após, principalmente se o seu time foi vencedor), sem falar da internet que entra em ação durante a semana toda, se o time foi bem ou se o time foi mal. Sofrem com a possibilidade de perderem o campeonato umas 10 rodadas antes de encerrar, fazem contas, escalam o time para o próximo jogo. Pois é, eles gostam muito desse assunto futebol e nós, mulheres,  precisamos ter nesses momentos toda a paciência e cumplicidade para sabermos ouvir, por parte deles, as 20 mil palavras por dia sobre o tema.
Eu nem vou comentar sobre a idéia que tive de fazer uma campanha para que os homens também possam demonstrar toda a paixão pelas esposas, companheiras ou namoradas, como demonstram pelo time de coração.
Para eles, não é “pagar mico” cantarem até perderem a voz as canções de incentivo ao time durante a partida. Imagino um dia em que cada uma de nós poderemos ser exaltadas por canções de incentivo ao relacionamento feliz. Não dá vergonha aos homens usarem camisetas dos times em sinal de amor ao clube (ainda mais se ele fez bonito no dia anterior). Imagine se um dia, nós mulheres, vamos ter nossas fotos estampadas em suas camisetas depois de fazermos bonito no dia anterior?
Mas, voltando o assunto... Mulheres falam muito mesmo, mas acredito que é uma forma de estarmos expressando o nosso dinamismo, a capacidade de darmos conta de tantas coisas diferentes ao mesmo tempo. Quando se fala de uma coisa aqui, a gente já está lá, e falar é uma forma de nos organizarmos para o que está por vir, que também nos remete ao que já passou. Deu pra entender?... Bem, acho que só as mulheres vão saber responder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário